O que é BIM?

O BIM é uma plataforma que permite a criação de modelos ricos em informação, contando com dados relevantes para todo o ciclo de vida do projeto. Ou seja, além de integrar as informações presentes nas diversas disciplinas de um projeto em um só lugar, ele promove a especificação de inúmeras outras indicações relevantes para a criação do modelo e para a execução da obra em si.

A importância dos documentos técnicos no processo BIM

Ao iniciar um processo BIM, um gestor precisa se ater à formalizações que em muitos casos são complexas e se perdem em muitas trocas de e-mails, mensagens, reuniões, atas e documentos afins. Essa é uma realidade que não é de hoje. Muitas empresas e entidades em todo mundo se desdobraram ao longo do tempo para melhor formalizar e garantir o sucesso da Coordenação e Controle de Projetos, principalmente depois que o BIM surgiu.

Foi exatamente na evolução desses conceitos que surgiram os termos Plano de Execução BIM, BIM Mandate dentre outros. Mas você sabe a diferença entre esses documentos? O que existe por trás dessa composição que é tão vital para a formalização do processo de Coordenação de Projetos em BIM? Vamos repassar alguns desses aspectos nesse artigo, respondendo a essas perguntas com exemplo práticos para você entender.

Os Guias BIM e o processo de Coordenação de Projetos

Os Guias de implantação BIM surgiram quando entidades públicas ou privadas viram a necessidade de gerar manuais ou documentos orientativos para que os participantes de um projeto, desde o contratantes, os subcontratados, contratados e projetistas de um empreendimento pudessem seguir um rito processual de forma padronizada. Dessa forma, as informações estariam melhor organizadas e poderiam ser melhor controladas pelos gestores do processo.

Algumas das iniciativas que podemos citar de Guias BIM são os documentos gerados pelo GSA – U.S. General Services Administration . Esse é o orgão responsável por gerir as edificações públicas federais e regionalizadas dos Estados Unidos e foi um dos primeiros guias a servir de orientações à outros que surgiram depois.

Outro Guia de relevância que podemos citar é o da Penn State University – Computer Integrated Construction Research Group . Foi ele o responsável por introduzir o conceito de Usos BIM, entendendo que não poderiamos resumir o processo à sopa de letrinhas do 3D, 4D, 5D ou a apenas a orientação do sistema de Level of Detailing (LOD) proposta pela AIA – American Institute of Archtects e posteriormente desenvolvido pelo BIMForum Americano.

Por fim, a iniciativa que mais se destacou e que atualmente serve como base de referência para a ABNT NBR ISO 19650 – Organização da informação da construção foi a PAS 1192 do British Standards Institution . Essas normas são respectivamente a tradução de uma Norma Internacional que dita como deve ser orientada a organização das informações para um processo BIM, muito semelhante a norma PAS que é do Governo britânico e que foi pioneira em orientar essa formatação do processo BIM utilizando grandes projetos do Governo Britânico que a partir de 2016 obrigou a cadeia da Construção Civil a se adequar a esses padrões.


O que é BEP?

O Plano de Execução BIM do inglês BIM Execution Plan (BEP), é um documento que tem como objetivo possibilitar a criação de estratégias e estruturas de trabalho, assim, conduzindo um projeto de forma eficiente. É através do BEP que são determinadas as diretrizes e critérios para todas as fases do projeto. Geralmente, o BEP é definido para cada contrato ou empreendimento, devido a diversas variações que o documento pode apresentar para atender as exigências daquele projeto.

Quais são as vantagens do BEP?

Colaboração de equipes

O Processo BIM proporciona uma ideia de comunicação com as equipes e requer muita atenção dos intermediários nas fases do projeto. Já o PEB beneficia a comunicação entre toda a equipe, que deve ter atenção para impedir erros e ruídos, ou seja, o grande segredo é a informação.

Economia de tempo

Com o uso de um BEP eficiente e bem executado, poderá evitar atrasos nos prazos de entrega.

Compartilhamento de informações

Um dos pilares do BIM é a informação, com a utilização do BEP, podemos garantir a clareza entre as equipes envolvidas no projeto, assim facilitando o compartilhamento das informações necessárias a todos os profissionais.

Controle de qualidade do projeto

O controle de qualidade dos projetos são sustentados por várias orientações descritas no PEB, portanto, deixando um projeto mais preparado para o BIM e seus diferentes usos.

Quais são os estregáveis do BEP?

O BEP define as regras de cada projeto para cada empreendimento, em outras palavras, de contrato a contrato, levando em consideração as necessidades do contrato. Alguns exemplos de entregáveis são:

  • Plano de implementação para aquele projeto
  • Processos
  • Coletas de informações
  • Quais documentos serão entregues e como vão ser trocados esses documentos

O que precisa ter em um BEP?

  • Visão geral – Descrição básica e os motivos para a existência do documento.
  • Informações do Projeto – O documento deve conter as informações essenciais do projeto, como a localização, a descrição do projeto, datas e cronogramas.
  • Responsáveis – Deve conter as informações de contato dos profissionais responsáveis.
  • Objetivos – Os objetivos são definidos por equipes, fases e etapas, além de documentar as estratégias necessárias.
  • Agentes – Nessa etapa são definidas as funções e quem será responsável por elas, assim definindo e identificando as empresas responsáveis.
  • Informações e Dados – Devem conter as diretrizes a respeito do compartilhamento e troca de informações, processos colaborativos, requisitos de armazenamento de dados, infraestrutura necessária e procedimentos para controle de qualidade.
  • Modelo – Nessa seção devem conter os itens que compõem o modelo BIM, nomenclaturas, sistemas de coordenadas e padrões.
  • Entrega – O conteúdo da entrega é definido pelas necessidades do contratante, levando em conta as estratégias de execução do projeto, desta forma, cada BEP será único e personalizado as exigências do projeto em questão.

O que é BIM Mandate?

O BIM Mandate, ou Manual BIM, é um documento que auxilia na identificação, execução e no gerenciamento de cada fase de um projeto e em todo o seu ciclo de vida. Este documento é criado antes mesmo do inicio do projeto, pois é através dele que são implantados e revisados os processos BIM que serão utilizados ao longo das etapas do projeto de construção.

O BIM Mandate é um manual para um tipo especifico de empreendimento, portanto, deve conter as regras e diretrizes a serem seguidas para a execução do projeto. O BIM Mandate pode variar conforme o tipo de projeto, serviço, área de atuação, equipe, orçamento e prazo.

Quais são os entregáveis do BIM Mandate?

É recomendado o uso de um BIM Mandate para o inicio do desenvolvimento de um projeto BIM, pois o BIM Mandate permite a estruturação das informações e dos processos necessários ao projeto, além de estabelecer padrões de organização, planejamento e desenvolvimento. Alguns exemplos de entregáveis são:

  1. Extração de quantitativos
  2. Lista de materiais
  3. Padrão de nomenclatura de objetos
  4. Análises de energia
  5. Utilização vinculada a EAP
  6. Compatibilização eficiente e prática no BIM
  7. Coordenação interna e externa

O que precisa ter em um BIM Mandate?

  1. Diretrizes de Modelagem
  2. Definições de Projeto
  3. Padrão de Nomenclaturas
  4. Nível de Desenvolvimento (LOD)
  5. Nível de Informação (LOI)
  6. Planejamento (BIM 4D)
  7. Orçamentação (BIM 5D)
  8. Coordenação de Projetos
  9. Entregáveis BIM
  10. Utilização da EAP

Qual a diferença entre BEP e BIM Mandate?

Mas afinal, qual é a diferença entre BEP e BIM Mandate? É comum que esses documentos sejam entendidos como sendo o mesmo assunto, mas esses documentos possuem propósitos diferentes. O BIM Execution Plan (BEP) ou Plano de Execução BIM (PEB) descreve como implantar e executar o processo BIM dentro de projetos e em todas as suas etapas, desde o Estudo preliminar (EP) ao Modelo liberado para obra (LO) com todas as informações necessárias presentes no processo.

O BEP pode e deve ser produzido de projeto para projeto, ressaltando o produto e suas exigências, onde serão definidos por exemplo: Usos do BIM, informações do projeto, responsáveis, objetivos, modelo, informações, dados entre outros. A equipe responsável deve acompanhar o progresso com o intuito de alcançar todos os benefícios da implantação e execução do processo BIM.

Por sua vez, o BIM Mandate é um manual predefinido, podendo ser OPEN BIM, aberto para ser executado com a interoperabilidade em um ambiente de colaboração, através do IFC, ou podendo ser BIM exclusivo, quando são utilizados apenas softwares pertencentes a uma mesma plataforma.

Em resumo, o BIM Mandate é um documento voltado a formas únicas de executar os procedimentos de um projeto, já o BEP, determina as regras e diretrizes gerais de cada projeto, sendo personalizado para se adequar aos fins exigidos pelo empreendimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *