Como a ISO 19650 afeta a sua empresa

De acordo com a Organização Internacional para Padronização (ISO), as novas diretrizes tratam da organização e digitalização de informações sobre obras, o que inclui a modelagem e a gestão das informações do projeto com o BIM. A ISO 19650 não impõe barreira aos profissionais, pelo contrario, a norma ira facilitar os processos, adaptando os processos já existentes às recomendações da ISO, cada empresa poderá escolher quais sistemas e ferramentas que melhor atenderão os seus objetivos e se adaptarão à sua infraestrutura. Entre vários pontos importantes, a ISO 19650 esclarece as responsabilidades do todos os envolvidos, ate mesmo do contratante.

Decreto nº 10.036

O  Decreto nº 10.036, de abril de 2020, prevê a implementação gradativa do BIM no Brasil. A primeira fase desse processo teve inicio em 1º de janeiro de 2021, essa primeira etapa estabeleceu o uso do método no desenvolvimento de novas construções, ampliações e reformas de projetos de arquitetura e engenharia. A segunda fase deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2024. A partir desta data, o BIM será utilizado, direta ou indiretamente, para a execução de todos os projetos de construção e engenharia, bem como para a gestão de novas obras, reformas e ampliações consideradas de grande relevância. Por fim, a terceira fase prevista pelo decreto terá início em 2028, quando o BIM também for aplicado a obras de média relevância, abrangendo todo o ciclo de vida das obras e requisitos pós-obra.

A ISO 19650 e suas metodologias

Segundo a ISO 19650, a norma internacional para gerir informação ao longo do ciclo de vida de um projeto, para melhorar a gestão de um projeto, devemos definir os requisitos da informação em três categorias:

  • Organizacional – É a informação necessária para esclarecer duvidas a respeito de objetivos estratégicos.
  • Ativo – É a informação necessária para dar apoio a coordenação do ativo.
  • Projeto – É a informação relacionada a cada fase do projeto.

Desse modo, quando o BIM é utilizado no desenvolvimento de um projeto, temos 3 área de informação:

  • Produção de Informação – Essa área é especialmente importante para os projetistas.
  • Gestão da informação – Consiste em gerir a informação com base em modelos individuais e/ou combinados, e é comumente realizada pelo gestor BIM do projeto.
  • Extração e utilização da informação – Todos os profissionais e equipes envolvidas no projeto podem extrair ou adicionar informação dos modelos BIM.

Para que a gestão, extração e utilização da informação seja padronizada e todos possam acessa-la de um mesmo local é necessário um Ambiente Comum de Dados. Dentre os recursos necessários para essa ferramenta estão:

  • O controle dos papeis e permissões que cada participante do ciclo de vida de um projeto
  • Armazenamento de documento de forma padronizada de acordo com padrões definidos entre as partes
  • Controle da distribuição da informação do projeto em todas as suas fases entre os participantes
  • A interoperabilidade da informação sem perda de dados é fundamental

Como a Maleta do Engenheiro te ajuda com a gestão de informações?

Na Maleta do Engenheiro temos algumas funcionalidades que vão te auxiliar na gestão das informações dos seus projetos:

Veja as vantagens de utilizar um Ambiente Comum de Dados (CDE) e conheça a Maleta do Engenheiro, uma solução que vai ajudar você a trazer o BIM para a sua empresa.

A transformação digital vem mudando a forma que os profissionais se relacionam com o seu trabalho e com o mundo, demonstrando a importância que os sistemas de dados e informações têm no aumento da eficiência e economia das mais diversas atividades. Na área da construção civil e com a evolução do conceito do BIM no mercado, surgem os Ambientes Comuns de Dados.

Também conhecido como Common Data Environment  (CDE) é um repositório central onde as informações do projeto de construção são armazenadas. O conteúdo do CDE não se limita aos ativos criados em um ambiente BIM. Portanto, incluirá documentação, modelo gráfico e ativos não gráficos. Como resultado, os benefícios de maximizar o acesso às informações do projeto são muitos e, por conta disso, a procura por um bom Ambiente Comum de Dados passa a ser cada vez mais uma necessidade importante para os Coordenadores de Projetos de uma Obra.

No entanto, apesar de já existirem algumas opções disponíveis para utilização no mercado, muitos profissionais encontram várias dificuldades na hora de escolher uma solução eficiente para atender às suas necessidades.

Por que usar um Ambiente Comum de Dados?

A Modelagem da Informação da Construção nada mais é do que um conceito que tenta agregar todas as informações disponíveis de uma obra em um só lugar. Enquanto o modelo tradicional de desenvolvimento de projetos analisa individualmente cada aspecto da edificação, elaborando uma série de plantas, cortes, elevações e modelo 3D separadamente, a ideia por trás do BIM busca visualizar todos estes sistemas de forma conjunta.

Na prática, isto significa que um Ambiente Comum de Dados permite que você faça a busca e o controle da informação do modelo arquitetônico e estrutural juntamente com os sistemas hidrossanitários e elétricos, por exemplo – tudo isso em um ambiente que permite a visualização volumétrica de como os diferentes elementos interagem entre si. Com isso, os diferentes profissionais envolvidos na obra conseguem bolar soluções integradas para melhor definir os detalhes do projeto, além de adicionar dados sobre os tipos de materiais e produtos a serem utilizados.

Por fim, estas informações ajudam a prever os custos envolvidos para a realização da obra, assim como o tempo necessário para sua finalização. Com um ACD , toda a edificação é contemplada de forma conjunta, permitindo o planejamento das etapas da construção e dos detalhes construtivos com facilidade.

As vantagens da utilização deste tipo de solução são óbvias. Além de diminuir os erros de projeto e evitar problemas de compatibilidade entre os diferentes elementos da obra, é possível garantir uma grande economia de recursos evitando o desperdício de materiais. Com uma ferramenta que facilita o trabalho e ajuda no planejamento da execução da obra, o tempo necessário para elaborar o projeto completo e realizar a construção também é reduzido – o que resulta em obras mais rápidas e com prazo de entrega menor. Ou seja, os profissionais que utilizam o ACD são capazes de trabalhar de forma mais eficiente e gastando menos.

O que é a Maleta do Engenheiro?

A Maleta do Engenheiro é uma plataforma online que auxilia a gerenciar os seus arquivos de projeto, criando pastas de documentos para cada obra no seu serviço de armazenamento em nuvem predileto, como o Dropbox e o Google Drive. Os materiais são armazenados na nuvem e protegidos por tecnologias de Segurança da Informação, garantindo a segurança das informações dos seus projetos.

A plataforma também permite que você convide pessoas para colaborar no desenvolvimento das obras, além de possuir um visualizador de documentos 2D ou 3D, para acessar os seus arquivos de onde quiser. Ou seja, o objetivo dela é ser uma ferramenta que irá facilitar o BIM para a sua empresa ou escritório, pois o custo do armazenamento em nuvem de documentos grandes como os modelos, é mais seguro e mais barato.

Como a Maleta do Engenheiro integra as funcionalidades do BIM?

Os recursos da Maleta são pensados para facilitar o seu acesso às informações do modelo BIM. Com o armazenamento da plataforma e o controle de acesso de outros usuários para os seus arquivos, você permite que a sua equipe de trabalho colabore no seu projeto em tempo real – acessando os documentos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para ajudar a facilitar o gerenciamento dos materiais e evitar confusão na elaboração e execução do projeto, a Maleta conta com diversas outras funções. As opções de personalização da nomenclatura garantem que você trabalhe sempre com a última versão dos seus arquivos, enquanto o controle de acesso aos documentos garante que cada profissional só veja os materiais que lhe dizem respeito dentro da obra.

Por estes e outros motivos, a Maleta pode ser a ferramenta que faltava para levar o BIM até a sua empresa. Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agendar uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *