O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia de trabalho que visa a criação de um modelo digital do projeto de um edifício, contendo todas as informações necessárias para sua construção, operação e manutenção.

A metodologia BIM já é utilizada há algum tempo, mas ganhou maior visibilidade nos últimos anos, com o crescente uso de tecnologias de informação e comunicação nas obras de construção.

O BIM por vezes é considerado como uma “evolução do CAD (Computer Aided Design)”, uma vez que além de representar o projeto em forma de modelo tridimensional, o BIM também armazena todas as informações relativas aos elementos do modelo, como materiais, dimensões, características físicas, etc.

Dessa forma, os modelos BIM permitem que todas as partes interessadas no projeto (arquitetos, engenheiros, construtores, fornecedores, etc.) possam acessar e compartilhar as informações de forma mais eficiente, facilitando o gerenciamento do projeto e a tomada de decisões.

Objetos Paramétricos

Os objetos paramétricos são um conjunto de elementos que podem ser usados para criar modelos tridimensionais em um modelo BIM. Eles são criados a partir de um conjunto de parâmetros que podem ser ajustados para alterar a forma, tamanho ou outras propriedades do objeto.

Esses objetos são úteis porque permitem que os modelos sejam criados de forma mais rápida e precisa com informações fidedignas ao que será construído. Além disso, eles também permitem que os modelos sejam alterados de forma mais fácil, pois basta alterar os parâmetros para que as alterações sejam aplicadas ao modelo e toda a documentação que será extraída do mesmo.

Os parâmetros são definidos pelo usuário e podem ser ajustados conforme necessário. Sendo assim, muitos fabricantes tem a liberdade de criar seus catálogos de ‘produtos digitais’ e oferecer para engenheiros arquitetos incorporarem em seus projetos.

Muitos escritórios de projetos tem criado seu próprio conjunto de objetos e templates para um processo cada vez mais personalizado. O grande desafio de obter o conhecimento para a construção desse ‘biblioteca’ está cada vez mais maduro e oferecendo uma grande oportunidade para um mercado em crescimento.

Os objetos paramétricos são usados em um modelo BIM para representar as características físicas e funcionais de um objeto. Eles podem ser usados para representar qualquer tipo de objeto, como componentes construtivos como uma parede, a elementos estruturais, equipamentos, sistemas de tubulação e muito mais. Os parâmetros podem ser físicos, como tamanho, forma e material, ou funcionais, como capacidade, fluxo e pressão.

Com o avanço desse nível de detalhamento, as informações desse ativo digital podem levar à modelos que são Gêmeos Digitais das Construções ou Digital Twins. Mas será que isso é um processo simples? O que vocês acham? Deixem sua opinião nesse post!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *