A Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar, interagir e trocar dados com outro sistema de forma transparente e sem nenhuma perda de dados. A interoperabilidade é uma característica importante em muitos softwares desktop, especialmente aqueles que envolvem a troca de arquivos proprietários.

No BIM, a interoperabilidade é a capacidade que softwares de diferentes disciplinas tem de “conversarem” entre si sem que haja perdas de dados das informações da Construção contidas nos modelos BIM.

Porém, quando saímos de um “mundo” desktop e passamos para um mundo em “nuvem” ou Cloudbased passamos a ter soluções um pouco diferentes da troca de informações baseada em arquivos. Passamos então a falar de Integrações de Sistemas através de interações via Application Programming Interface ou APIs que se comunicam via protocolos da internet.

Como funcionam os fluxos de processos BIM

Em uma Coordenação de projeto BIM, são definidos processos e dentre eles existem fluxos de informações que vão desde a concepção inicial arquitetônica ou urbana de uma edificação ou cidade, até a manutenção desse ativo que será construído.

Pensando nesse fluxo de informações, cada participante do processo terá que acordar com o proprietário e os responsáveis pela Construção, quais os protocolos, responsabilidades e níveis de informações a serem entregues em cada uma das etapas.

Também se faz necessário uma definição clara dos Usos BIM do processo desde o seu início, para que todos possam tralhar em prol desse mesmo objetivo.

Em um exemplo onde um engenheiro precisa realizar simulações, em um projeto realizado por um arquiteto, caso ele não utilize ferramentas que possibilitem a interoperabilidade e/ou a integração entre os sistemas, pode haver um retrabalho por uma das partes ou de ambas, por falhas nessa troca de informações.

Com a utilização de formatos abertos e sistemas integrados, podemos ter acesso a modelos precisos e com informações corretas no momento certo.

A interoperabilidade na metodologia BIM

Vamos pegar um exemplo de projeto de uma edificação de múltiplos pavimentos de grande porte: por se tratar de modelos complexos, com varias disciplinas atreladas a ele, cada disciplina terá o software ideal para o seu trabalho, dessa forma, a interoperabilidade é um ponto chave para que essa troca de informações possa ser efetiva.

IFC

O modelo IFC é um formato de arquivo para intercâmbio de informações de construção. O formato é usado como um formato padrão para a transferência de informações entre aplicativos de software de BIM.

O IFC é um formato aberto criado para facilitar a interoperabilidade entre os diferentes profissionais envolvidos no empreendimento.

Maleta do Engenheiro

Na Maleta do Engenheiro, você encontra uma plataforma que te auxiliará na gestão do seu projeto, através do controle de plotagem, do padrão de nomenclatura, do armazenamento em nuvem e de varias outras ferramentas.

A plataforma também conta uma API que possibilita integrações com outros sistemas como ERPs e outros!

Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agendar uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *