BIM no canteiro de obras

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), uma maneira de modelar as informações técnicas de um projeto, chegou para ficar. Seus recursos avançados e possibilidades superiores de processamento fizeram do Modelo BIM no canteiro de obras uma ferramenta essencial.

Quem não se adequar a este novo caminho que a indústria especializada está tomando, ficará obsoleto e perderá ótimas oportunidades.

Mas, como usar o Modelo BIM no canteiro de obras, conseguindo extrair o máximo de seus recursos, e garantindo desempenho da equipe? Dentre as inúmeras possibilidades, destacamos sete que darão a real dimensão de uso desse modelo e farão você procurar por capacitação o quanto antes.

01. Alinhamento das disciplinas envolvidas

Em um projeto, independente do tamanho que ele tenha, várias disciplinas estão envolvidas direta e indiretamente. Elas são responsáveis pela composição de cada parte de uma construção, cuidando de partes aparentemente isoladas.

Entretanto, elas estão intimamente ligadas, cada uma sendo uma peça do quebra-cabeças. No canteiro de obras fica evidente essa relação de simbiose entre elas. O Modelo BIM no canteiro de obras ajuda nessa comunicação, integrando e dando suporte para que elas “conversem” entre si, criando um ambiente de produção adequado.

02. Atualizações em tempo real

O BIM foi desenvolvido pensando em integração e praticidade. Para isso, todo um investimento foi feito para que sua comunicação integrada se aproximasse ao máximo de um trabalho em grupo, em tempo real.

Portanto, tudo que envolve o Modelo BIM no canteiro de obras é ágil, pontual e na hora que se precisa. O BIM reduz a distância entre canteiro e escritório, permitindo que todos trabalhem em harmonia, seguindo as especificações determinadas.

03. Simulações e testes virtuais

Com o modelo BIM em uso, não há necessidade de fazer estimativas de maquinário, ou de como determinado serviço será feito. Com seus recursos avançados, o sistema está preparado para fazer simulações bem próximas do real, dando os dados que são necessários para que os materiais e equipamentos sejam escolhidos de maneira mais racional.

Usar o modelo BIM no canteiro de obras evita deslocamentos que em nada trarão de benéfico para o projeto, economizando tempo e recursos financeiros.

04. Comparativos entre projeto e execução

A modelagem BIM traz um recurso integrado que ajuda a solucionar várias dúvidas sobre como ficarão as obras finalizadas. Utilizando realidade aumentada, por exemplo. Com essa inovação, dispondo de um tablet ou aparelho celular, o técnico responsável pode verificar, in loco, como ficará uma construção, antes mesmo do primeiro tijolo ser assentado. Essa comparação entre o que está no projeto, e o que vemos na simulação do BIM, ajuda a evitar equívocos, que podem ser corrigidos antes de iniciar a obra.

05. Controle do cronograma

Fazendo uso do armazenamento em nuvem, e das possibilidades já citadas de compartilhamento de informações em tempo real, o modelo BIM no canteiro de obras auxilia na organização de pessoal e dos métodos de produção. Dessa maneira, consegue-se manter os imprevistos sobre controle, dando continuidade ao trabalho, e evitando atrasos.

06. Segurança da equipe

De nada adianta ter todos os recursos disponíveis para que um projeto seja feito se não investir na segurança dos membros da equipe. O canteiro de obras está entre os locais de maior perigo provável, dados os maquinários utilizados.

Pensando nisso, o modelo BIM no canteiro de obras ajuda a evitar acidentes, já que tudo é controlado em seus mínimos detalhes. Além dos protocolos padrão, as equipes podem criar projetos de segurança próprios, diminuindo consideravelmente os riscos.

07. Precisão no sistemas modulares

O BIM ajuda diretamente na simulação e nos cálculos de todas as etapas da obra, inclusive na idealização dos sistemas modulares. Como eles precisam ser precisos (já que um erro de medida pode por toda a peça a perder), utilizar o modelo BIM no canteiro de obras, como parte da criação e feitura desses sistemas é muito bem-vindo. A informação contida no modelo BIM ajuda a prever eventuais erros, calculando com precisão as etapas.

Integrar o BIM no seu projeto sempre será a melhor decisão. O controle obtido em cada processo de feitura é imenso, além do ganho em tempo e a certeza que está sempre adequado aos controles rígidos de qualidade que sua obra necessita.

Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agendar uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços.


1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *