planejamento de obras

Indiscutivelmente, a modelagem BIM trouxe um avanço sem precedentes para a construção, eliminando processos desnecessários e otimizando a prática no dia a dia com o planejamento de obras. Todo esse avanço se deve a praticidade de uso e a rápida identificação de problemas que podem surgir no decorrer do projeto, sem precisar seguir na “tentativa e erro”.

Com a chegada do BIM, as equipes envolvidas na construção precisam se adaptar para não perderem espaço no mercado. A competitividade ficou mais acirrada, onde só os mais eficazes e atualizados permanecerão. 

Dentro das possibilidades que o BIM trás para a construção, está um maior controle sobre o planejamento da obra. Com ele, temos uma visão clara e real do todo, descartando o que é obsoleto ou potencialmente prejudicial ao andamento.

Neste aspecto, ele se assemelha aos conceitos do Lean Construction, uma metodologia de projeto criada no Século XX, sendo chamado de Sistema Toyota de Produção. Nele, a ideia principal é tornar todo o processo de projeto e implementação o mais enxuto possível, cortando o que não é absolutamente necessário e exaltando as qualidades do projeto.

O sistema deu tão certo, que, além de ser copiado por outros fabricantes, ele extrapolou o chão de fábrica das construtoras automobilísticas, chegando a diversos setores.

Bebendo nessa fonte, a modelagem BIM atua de maneira semelhante, otimizando e cortando o que não é necessário. Como parte do planejamento, o BIM auxilia em:

  • Planejamento geral da obra
  • Planejamento do Canteiro de obras
  • Planejamento dos recursos
  • Planejamento da mão de obra
  • Planejamento dos recursos operacionais
  • Planejamento dos empreiteiros

Vejamos cada um deles separadamente.

Planejamento geral da obra

O planejamento geral da obra é o primeiro passo para sua real concepção. É nele que os aspectos palpáveis começam a serem discutidos, criando determinando os sistemas construtivos e adaptando a realidade de cada sistema ou recursos disponíveis. 

Com a modelagem BIM, todo o espectro das formas de planejamento ficam cobertas, tendo a ferramenta um forte apelo pela construção de modelos que ajudam na visualização mais próxima do real possível.

A modelagem BIM, associada ao pensamento da linha Lean Construction, ajudam os projetistas a utilizarem toda sua criatividade e potencial para criar e desenvolver sistemas construtivos mais enxutos, que trarão redução de desperdício ao processo como um todo.

Planejamento do Canteiro de obras

O planejamento do canteiro de obras define não apenas o layout e posicionamento de objetos e maquinários, mas também toda a parte de infraestrutura e medidas que garantam a segurança de todos que estejam envolvidos no projeto.

Muitas vezes esse planejamento fica negligenciado, esquecido em segundo plano, o que ocasiona uma série de problemas que poderiam ter sido facilmente evitados.

Com a modelagem BIM, esse tipo de problema não tem espaço, já que com a modelagem oferecida pelo sistema, tudo pode ser visto antes de que um tijolo sequer seja assentado. O BIM ajuda a acabar com a necessidade de improvisos durante a obra, prevendo e sanando problemas futuros.

Planejamento de obra: recursos

O planejamento de recursos, muitas vezes, se confunde com o planejamento dos prazos de execução, já que os prazos só podem ser cumpridos se os recursos estiverem disponíveis no momento que está estipulado.

O BIM auxilia nessa questão, tendo todos os recursos necessários listados e catalogados em tempo real. A movimentação desses recursos (maquinários ou humanos, inclusive), fica registrado e disponível a todos os participantes, que conseguem gerir a melhor forma de utilizá-los. 

Planejamento de recursos é uma das partes mais complexas do projeto e fica mais objetiva com o olhar dos participantes através do BIM.

Planejamento da mão de obra

O planejamento da mão de obra precisa ser vista com cuidado, já que muitos são os fatores que podem alterá-lo. Para ser mais eficaz, o gestor do projeto precisa ter uma visão do todo, desde o espaço físico disponível, até o tempo necessário para que cada etapa seja concluída. Com base nestes e em outros dados, não acontecerá de ter pessoas paradas esperando uma outra parte terminar para iniciar seu trabalho.

Com a modelagem BIM, lidando com a organização de pessoal e recursos, cada etapa é analisada e desenvolvida conforme o planejado. Tudo disponível e armazenado em sistemas em nuvem, ficando ao alcance de todos que possam se beneficiar com estas informações. 

As equipes são reunidas por tarefa e reorganizadas após o cumprimento destas. Isso auxilia, ainda, na melhoria dos índices de segurança, já que evita acidentes causados por pessoas transitando por espaços desnecessariamente.

Planejamento de obra: recursos operacionais

Aqui entram todas as máquinas; equipamentos; materiais auxiliares, como fôrmas e andaimes; e todos os equipamentos e instalações permanentes de um canteiro de obra, tais como ferramentas, pequenos aparelhos, instalações sociais, de escritório e almoxarifado.

Há uma relação direta entre os recursos operacionais e a execução direta da obra, não podendo uma ficar apartada da outra.

O que antes era feito na ponta do lápis, com vários papéis que podem se extraviar, ficou extremamente mais prático e simples com a chegada da modelagem BIM.

Agora, as informações são cruzadas, dando um panorama claro do uso e das necessidades de reposição. Além disso, com a prévia modelagem do canteiro de obras e a tecnologia de localização de materiais proporcionadas pela ferramenta, o gestor sabe exatamente onde está cada máquina ou planta impressa, podendo monitorar seu uso. 

Planejamento dos empreiteiros

Uma das funções do gestor é contratar e administrar o trabalho dos empreiteiros (terceirizados) que participam do projeto. Embora seja uma questão muito mais de ordem organizacional, ele também precisa ser monitorado para que a ações destes profissionais não acarretem problemas para a construção.

A modelagem BIM auxilia esse processo diretamente, reunindo e compilando as informações necessárias para uso de todos.

Durante o planejamento de obras, são levantados os dados para os serviços de empreiteiras, como data de início e duração dos serviços, de tal forma que na preparação dos trabalhos o aspecto principal a ser considerado é o fechamento dos contratos. Isto deve ser feito com a antecedência necessária e de tal forma que as condições colocadas sejam obrigatórias. 

Estes dados ficam armazenados e registrados no BIM, podendo ser administrados como mais benéfico para o andamento da obra.

É importante que os empreiteiros também estejam familiarizados com os processos de uso da modelagem BIM, assim como o restante da equipe. Dessa forma, é possível atingir um nível de segurança de projeto e de uso de recursos muito maior, do que usando modelos tradicionais e planos.

A modelagem BIM é uma realidade que traz benefícios para os projetos, além da economia de recursos e ganho de tempo de construção.

A partir de 2021, a legislação começa a ficar mais impositiva em relação a sua implementação nos projetos.

Antecipe-se e conheça melhor as funcionalidades que a Maleta do Engenheiro tem para você. Cadastre-se gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agende uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços.


1 Comentário

  1. Wow, fantastic blog structure! How long have you ever been blogging for?

    you made running a blog glance easy. The full look of your web site is fantastic, as neatly as the content material!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *