Uma construção envolve a participação de diversos profissionais, desde a sua concepção até a obra de fato. Além da comunicação entre diferentes disciplinas, é preciso estar atento às normas da prefeitura, legislações, segurança, fornecimento de água e energia elétrica, etc. 

Na concepção de uma edificação, é preciso desenvolver os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, incêndio, hidrossanitário, entre outros. Nesse momento, diferentes equipes desenvolvem cada um desses projetos, e a reunião dessas peças pode apresentar incompatibilidades: tubulações no mesmo local que vigas, ou  hidrantes e as prumadas elétricas que ocupam o mesmo espaço, por exemplo.

Erros desse tipo envolvem o gasto de tempo e recursos, e podem se tornar uma grande dor de cabeça. Com o uso do BIM, eles teriam sido descobertos previamente e, consequentemente, evitados.

O que é a compatibilização

A compatibilização é um processo que deve ocorrer ao longo do processo de projeto, sendo dividido em diferentes etapas e com marcos e responsabilidades bem definidos. É o momento em que se reúne todas as informações de diferentes disciplinas em um ambiente integrado, para fazer a checagem de interferências e emitir os relatórios que vão direcionar a solução de conflitos. 

Essa compatibilização se torna mais específica de acordo com a progressão dos LODs, que são os níveis de desenvolvimento do modelo (ou em inglês Level of Development), já que a disponibilidade de informações aumenta conforme a evolução do processo. 

As etapas preliminares de um projeto contam geralmente apenas com a concepção de informações em 2D, que avança para uma geometria conceitual e depois são apresentadas em modelos tridimensionais detalhados, com mais informações e atributos.

Em todas as etapas, essa checagem de dados contempla todos os elementos simultaneamente e aponta os conflitos, que geram os controles de apontamento. Esse controle é composto por uma lista de itens que precisam ser ajustados, que são deliberados aos responsáveis das diferentes disciplinas envolvidas. Eles devem ser mantidos em um banco de dados compartilhado, pois dessa forma, as informações podem ser acessadas por todos os profissionais ao mesmo tempo.

Como o BIM ajuda nesse processo

O BIM é muito importante na compatibilização de projetos porque possibilita antecipar as informações em cada uma das etapas da obra. O esforço de ver as interferências e modificar os projetos numa etapa preliminar resulta em diversos benefícios futuros: não ter que fazer modificações durante a obra, seguir o cronograma de construção e ter menos gastos inesperados.

Para que isso ocorra, é necessário ter um processo bem definido: um repositório para armazenar os documentos de controle (seja uma planilha ou sistema), além de uma metodologia para que todos trabalhem de forma conjunta. 

Dessa forma, as alterações realizadas por cada um dos projetistas são registradas no banco de dados e atualizadas em tempo real para os seus colegas, permitindo o trabalho simultâneo. 

Isso evita erros de projeto e ajuda a solucionar as possíveis incompatibilidades de forma muito prática e dinâmica. Os modelos são desenvolvidos em ferramentas BIM, porém precisam de outras ferramentas para manipulação e geração de relatórios de compatibilização. Alguns exemplos de ferramentas para Compatibilização são o Navisworks ou o BIM 360 da Autodesk.

Os desafios da compatibilização de projetos

A compatibilização é um processo que envolve diversas pessoas e equipes diferentes. Nesse sentido, uma das maiores dificuldades é a comunicação: projetistas que trabalham em versões desatualizadas do projeto, ou que corrigem um problema, mas acabam causando outro.

Ter os projetos compatibilizados de forma prática é algo que toda construtora deseja. A Maleta do Engenheiro contribui muito com isso, por ser uma ferramenta de comunicação assíncrona criada especialmente para a construção civil e alinhada com um processo BIM. 

Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agendar uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *