Engenheiros discutindo como coordenar projetos de construção civil

Saber como coordenar projetos de construção civil de forma eficiente não precisa ser um problema. Use a tecnologia a seu favor e otimize seu tempo.

Quem observa um prédio no centro da cidade, ou uma construção, que se ergue imponente, ajudando a compor a beleza de um local, não tem a dimensão do processo que está contido em cada tijolo assentado dali. São inúmeros profissionais e processos demandados.

Nesse momento, é primordial entender como coordenar projetos de construção civil de forma eficiente.

Ter controle sobre as demandas, além de criar um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho, é um dos desafios que uma boa gestão de projetos precisa enfrentar. Para isso, é necessário estar sempre atualizado com as novidades tecnológicas.

Dominar as ferramentas modernas, assim como a capacidade de encaminhar a equipe para sua devida utilização, são algumas das habilidades exigidas dos gestores modernos.

A necessidade de uma visão global

Foi-se o tempo em que um projeto era uma empreitada de um homem só. As edificações modernas contam com projetos multidisciplinares, feitos a várias mãos. Profissionais de áreas nem sempre correlatas envolvem-se e dedicam seus conhecimentos para que a empreitada seja feita de forma certeira.

Entretanto, ter uma equipe diversificada, com profissionais de muitas áreas diferentes, nem sempre é certeza de sucesso. Não são todos que sabem como coordenar projetos de construção civil.

Lidar com tantos profissionais pode ser um problema e o gestor, possivelmente, se verá em meio a termos, anotações e necessidades técnicas completamente diferentes.

O que falta, muitas vezes, é uma visão global do projeto, já que cada profissional tende a ficar fechado em sua própria área de atuação. Mesmo que documentos e anotações referentes ao projeto sejam compartilhados a todo momento, há, inevitavelmente, um distanciamento entre eles.

Muitos profissionais trabalham em fases diferentes, chegando a nem mesmo se encontrarem. E nessa colcha de retalhos que uma obra pode se tornar, moram os atrasos, as dificuldades técnicas e as confusões de informação, falta de controle e custos desnecessários.

Como coordenar projetos de construção civil de forma eficiente?

Existem maneiras diversas de se organizar e criar um método de trabalho, que consiga cumprir as etapas do projeto, fazendo a obra andar sem percalços, ou atropelos desnecessários. Isso não é nenhuma novidade.

Desde que a primeira pedra foi assentada para construir algo, a humanidade evoluiu em técnicas e meios de facilitar o trabalho.

Contudo, por mais que o profissional tenha um método, ou uma maneira própria de fazer seu trabalho, ele precisa evoluir e ficar atento às novidades que podem trazer maior qualidade ao trabalho.

O gestor do projeto precisa reunir e manter um inventário valioso das informações do projeto. Além disso, é imprescindível que estas mesmas informações possam ser compartilhadas por todos. Ele precisa ter em seus arquivos:

  • Projeto principal;
  • Lista de materiais detalhados por fase;
  • Projetos secundários dos colaboradores, divididos por áreas;
  • Planilhas de custos;
  • Fornecedores;
  • Licenças municipais e estaduais;
  • Entre outros.

Com tanta demanda e exigências, utilizar métodos analógicos e antiquados para ter esses dados tornou-se completamente obsoleto. Portanto, uma das principais habilidades do gestor é entender a tecnologia envolvida no projeto e usá-la a seu favor.

Aqui, entra em cena o BIM, uma forma muito mais simples de como coordenar projetos de construção civil eficientemente.

O que é o BIM?

BIM, Building Information Modeling, é um método que atua sob a modelagem paramétrica, que é a relação perfeita existente entre os elementos do projeto. A modelagem paramétrica é uma parte do processo de projeto que permite que alterações sejam feitas, sem precisar recalcular todos os parâmetros do projeto.

Dessa maneira, caso precise que uma janela seja movida, de uma parede para outra, o projeto se “adapta” às novas medidas e dimensões, automaticamente.

O BIM ajuda a solucionar algumas questões cruciais dos projetos — principalmente dos grandes. Dentre eles, podemos citar:

Compatibilização

A compatibilização dos projetos sempre foi um grande problema para os gestores. Lidar com tantos subprojetos, que devem se integrar, criando o todo, não é tarefa fácil. Erros acontecem e elevam os custos.

Manter essa coexistência entre as diversas áreas precisa sempre de uma atenção grande, o que toma muito tempo do gestor, que poderia estar dedicando este tempo a outros fatores da obra.

A compatibilização mantém o controle de qualidade do projeto sempre atualizado. Com seu uso, além de desperdícios serem minimizados, desde a fase inicial do projeto, os recursos adquiridos são utilizados de maneira eficiente e lógica.

A compatibilização permite ao gestor ter a visão do todo, entendendo as nuances do projeto e achando maneiras de como coordenar projetos de construção civil, eficientemente.

A compatibilização elimina os conflitos entre projetos, criando um ambiente onde tudo se encaixa perfeitamente. e com a modelagem paramétrica, tudo fica sempre adequado às necessidades do construtor.

Interoperabilidade

Este é um conceito que lida com o compartilhamento de informações de construção entre diferentes aplicativos. A interoperabilidade garante uma troca de informações precisa entre os participantes do projeto.

A colaboração fica mais explícita e mais simples, assim como o andamento de todo o projeto. O controle de qualidade fica sempre em primeiro plano, observado de perto por todos que fazem parte do desenvolvimento. O gestor fica mais livre para decidir como coordenar projetos de construção civil sem atrasos. Porém, isso requer um nível técnico e entendimento de tecnologias infelizmente incomuns no mercado de construção.

Modelagem Paramétrica

Como dito antes, a modelagem paramétrica lida com as informações e dados de cada projeto, cuidando para que tudo seja calculado em tempo real, à medida que alterações sejam feitas.

Com a modelagem paramétrica, caso um jardim de inverno seja realocado para outra parte, o software refaz, automaticamente, os cálculos e todas as variações necessárias para que o projeto seja harmonizado.

Aqui não estamos falando apenas de questões estéticas. Cada medida, cada custo é calculado e refletido em novos parâmetros e planilhas atualizadas. E graças a interoperabilidade, todos têm acesso e podem intervir da maneira que for preciso.

Dessa forma, não só o gestor, mas todos ficam cientes de como coordenar projetos de construção civil da melhor forma possível, auxiliando com suas partes e formando o prédio que será entregue sem atraso, desperdícios ou contratempos.

Como se adequar ao BIM?

O BIM é uma metodologia complexa em seus recursos, mas igualmente simples de utilizar, com a devida orientação. É importante que sua equipe seja instruída e capacitada para seu uso, independente da hierarquia do projeto.

Todos precisam entender e se familiarizar com os recursos disponíveis atualmente. Ela pode solucionar as demandas de gestores que não entendiam como coordenar projetos de construção civil de diferentes proporções.

Aqui na Maleta do Engenheiro, temos material de apoio para tirar suas dúvidas sobre esse e outros assuntos.Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nossa ferramenta ou agendar uma visita guiada sem custo para entender todos os nossos serviços!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *