Os 3 pilares da implementação BIM

O BIM se refere a uma metodologia que apoia processos de projeto, sendo utilizado durante toda o ciclo de vida de uma empreendimento, desde o projeto ate uma possível demolição.

Para começar a utilizar o BIM, é importante entender três áreas em que o BIM traz transformações: Tecnologias, Processos e Pessoas.

Tecnologias

Ao utilizar o BIM é importante entender os requisitos de software e hardware necessários dentro da sua equipe ou empresa.

Atualmente existem vários softwares que utilizam a modelagem paramétrica como motor de negócio . Softwares como Autodesk Revit e o ArchiCAD da Graphisoft, já são destaque no mercado.

Cada software tem suas vantagens e desvantagens, sendo necessários estabelecer qual deles facilitara o desempenho da equipe como um todo. Existe ainda a necessidade de os softwares serem interoperáveis, ou seja, eles precisam conversar entre si.

Processos

A mudança dos processos de projeto ao longo de uma implementação do BIM deve acontecer gradualmente, de acordo com o nível de maturidade da equipe.

A implementação BIM tem como primeiro passo definir os objetivos a serem atingidos com a implementação, uma vez que eles variam dependendo da empresa ou pessoa. Para isso, existe o BIP, que é o Plano de Implementação BIM, que concentra todas as informações necessárias, como: o mapeamento dos processos, estágios e objetivos, estratégias e abordagens no desenvolvimento, diagnóstico e análise de organizações.

Por isso, é de extrema importância que a implementação BIM seja feita de forma gradual e ordenada.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a curva de aprendizado. Uma maneira de otimizar esse aprendizado é através de um projeto teste, onde serão detectados pontos de melhoria antes de uma implementação geral.

Pessoas

Tão importante quanto a transformação das tecnologias e os processos, é importante entender quais são os membros necessários para formar a equipe responsável pelo projeto.

Nesse contexto, é preciso entender quais são os tipos de projetos realizados e as características de cada um deles. Também é preciso entender o perfil de cada profissional e o nível de conhecimento sobre as ferramentas que cada profissional possui e qual nível ele precisa ter.

Profissionais com cargos diferentes, precisam de níveis diferentes de conhecimento sobre as ferramentas. Sendo assim, um profissional que gerencia ou revisa os projetos, não precisa ter todo o conhecimento de um profissional que desenvolve os projetos.

A Maleta do Engenheiro

Para que esses pontos citados anteriormente sejam implantados, é preciso ter um local para centralizar as informações e objetivos, e que facilite o gerenciamento dessas informações.

Na Maleta do Engenheiro, você encontra uma plataforma intuitiva, com diversos recursos que facilitarão a implementação do processo BIM e o dia a dia do seu projeto.

Cadastre-se gratuitamente ou agende uma apresentação para saber mais. Acesse www.maletadoengenheiro.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *